A psicoterapia ​é um processo que traz a possibilidade de ampliar a consciência do indivíduo sobre si mesmo. É uma jornada que nos leva ao sentimento de bem-estar tantas vezes buscado no mundo externo, mas que para ser alcançado deve começar dentro de nós. 

Conheça melhor as técnicas psicoterápicas

Psicologia Junguiana

A análise junguiana realiza um importante trabalho na harmonização do ser humano consigo mesmo, num percurso de dissolver complexos, unir os opostos e integrar a própria sombra.​
 

Requer da pessoa que solicita ajuda o compromisso de se esforçar e cooperar com o processo, e da parte do analista uma atitude autêntica, aberta e acolhedora, sem julgamentos, que permita o encontro humano - condição indispensável para que o psiquismo se abra e mostre seus tesouros ocultos e as ferramentas para a sua transformação.​
 

Por isso, é um recurso útil ao que sofre e a todo aquele que deseje um processo de Desenvolvimento e Crescimento Pessoal.

Técnicas Expressivas

O inconsciente se comunica com o consciente através de imagens - formas arcaicas de expressão, anteriores à própria linguagem verbal. A psique usa as mesmas imagens representativas do mundo exterior, para exprimir o que vai na alma.

 

Porém, desde cedos somos inibidos a expressar  nosso íntimo e menos ainda se essa expressão for através da arte e da imagem. A sociedade nos condicionou a valorizar somente a razão e a linguagem verbal, dificultando o contato com nossas emoções e com o mundo imagético. 

 

As técnicas expessivas vêm para resgatar nosso potencial de criar e transformar nossa própria realidade, vida emocional e afetiva, alcançando até mesmo a família e comunidade que nos cercam.

 

Análise de Sonhos

Uma das principais técnicas da análise junguiana é o trabalho com os sonhos, expressão da psique como um todo.​
 

O sonho em si é símbolo rico em conteúdo próprio e universal, apontando início, meio e fim da situação psíquica atual a partir de seu próprio enredo enquanto história, assim como os mitos e contos de fada.

 

Os sonhos revelam as diferentes dimensões da vida do cliente, seus conflitos, a origem desses conflitos, seu prognóstico e apontam o caminho para cura.