Psicoterapia online: como saber se é pra mim e quais cuidados devo ter?

Há vários pontos positivos da psicoterapia online que podem ser enumerados: privacidade, comodidade, comunicação, acessibilidade, simplicidade, escolha. Recorrer a psicoterapia online pode ser um grande aliado para aquelas pessoas que optam pela comodidade de fazê-lo desde a sua própria casa, por dificuldades de locomoção, por agendas muito atribuladas, enquanto outras o escolhem por estarem viajando, longe de sua cidade ou país natal. O processo psicoterapeutico pode ser oferecido tanto por via exclusivamente online, como pode ser intercalado com sessões presenciais, sempre quando acordado entre o paciente e sua psicoterapeuta.

Mesmo assim, é importante destacar que em algumas situações a psicoterapia online não é recomendada. Por exemplo, pessoas com problemas psicológicos severos podem não se beneficiar desse modelo de tratamento. Pessoas já previamente diagnosticadas com esquizofrenia, depressão severa, transtorno bipolar, ou mesmo com pensamentos suicidas devem recorrer à terapia tradicional, já que necessitam um cuidado mais intensivo.

Outros que também talvez não se beneficiem tanto com um processo de psicoterapia online são aqueles que ainda sentem-se desconfortáveis com a tecnologia. Pessoas com pouca privacidade em casa e aqueles que preocupam-se em dividir questões pessoais via internet talvez devessem buscar outras opções de ajuda para sua saúde mental.

Encontre a /o psicoterapeuta certa /o para você:

É sempre muito importante ser cuidadoso na busca de profissionais, especialmente em se tratando da área de saúde mental. Veja se a psicóloga ou psicólogo é registrado no CRP, bem como suas qualificações para exercer essa atividade. De outra forma, um profissional inábil ou fraudulento poderia leva-lo a um tratamento inefetivo ou mesmo a situações potencialmente perigosas.

Certamente, se um psicoterapeuta está oferecendo terapia online, terá também um website. É uma boa ideia que você cheque seu site e entenda melhor sobre ela ou ele, quais os seus métodos, sua experiência e sua filosofia de trabalho. Além do mais, você pode buscar suas referências em outros websites conhecidos, de forma a certificar-se de sua seriedade profissional.

Tendo estabelecido o primeiro contato, é importante que na primeira entrevista ambos possam esclarecer todos os detalhes sobre pagamentos, horários, faltas e demais questões contratuais do serviço a ser prestado. É desejável que você fale com sua ou seu psicoterapeuta sobre qualquer preocupação que possa ter sobre privacidade, conteúdo confidencial, dentre outros. Dessa forma você poderá sentir-se mais seguro e respaldado para dar seguimento a um processo profundo e autêntico!

Fonte: goodtherapy.org


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle